terça-feira, 18 de junho de 2013

Casamento Civil [Checked]

Na última terça feira, dia 11/06/2013, vésperas dos dias dos namorados, demos entrada no processo de casamento civil !!  Agora já era...falta pouco para me tornar a Sra. Marques oficialmente!! :D

Estava tensa com os dias passando e nós ainda não tínhamos conseguido ir no cartório para dar entrada nos papéis, e como iremos casar no religioso com efeito civil, tem outros procedimentos a fazer após isso.

O casamento civil precisa ser dado entrada com até 90 dias de antecedência do casamento, leva de 30 à 45 dias para ficar pronto, e a habilitação de casamento que o cartório disponibiliza nesse tempo tem validade de apenas 90 dias. 

Quando o casamento é religioso com efeito civil, como é o nosso, é necessário pegar a habilitação no cartório (quando a mesma ficar pronta) e entregar a igreja onde irá casar ou onde está fazendo os papéis do religioso, e nesse último caso a cerimônia será numa segunda igreja (nosso caso), onde deverá, ao final de todo o processo religioso, levar todos os documentos juntamente com os outros documentos exigidos pela igreja. (Documentos religioso).

Cada cartório cobra uma taxa diferente para fazer o processo civil, nós demos entrada no cartório do Shopping Downtown, nele o valor é R$550,00 e os documentos necessários para dar entrada no processo foram: 
  • Cônjuge solteiro: Certidão de nascimento original (em bom estado); Se não souber onde está, poderá tirar uma segunda via no cartório onde foi registrado. É sempre bom fazer uma cópia para deixar guardando, pois a certidão ficará arquivada no processo no Cartório;
  • Cônjuge divorciado: Certidão de casamento com averbação do divórcio e partilha de bens;
  • Carteira de identidade e CPF ou carteira de motorista (cópia autenticada);
  • Duas testemunhas maiores de 18 anos de idade, munidas de cópia autenticada da carteira de identidade e CPF, ou carteira de motorista; 
  • Comprovante de residência dos noivos (cópia autenticada);
  • Preencher os dados num papel do cartório, e reconhecer firma das assinaturas dos noivos e testemunhas;
  • Definir se os nomes dos noivos sofrerão alterações quando casados;
  • Definir o regime de bens, podendo ser:
    • Comunhão parcial de bens: todos os bens adquiridos após o casamento serão de ambos os cônjuges, menos heranças e doações. É a modalidade mais usada
    • Comunhão universal de bens: todos os bens adquiridos antes e após o casamento serão de ambos os cônjuges. É necessária apresentação de Escritura Pública de Pacto Antenupcial, lavrada no Cartório de Notas.
    • Separação total de bens: todos os bens adquiridos antes e após o casamento não se comunicam. É necessária apresentação de Escritura Pública de Pacto Antenupcial, lavrada no Cartório de Notas. Regime obrigatório para maiores de 70 anos.
    • Participação final nos aquestos: cada cônjuge possui patrimônio próprio e lhe cabe, à época da dissolução da sociedade conjugal, direito à metade dos bens adquiridos pelo casal na constância do casamento. É necessária apresentação de Escritura Pública de Pacto Antenupcial, lavrada no Cartório de Notas.
Os noivos precisam ir juntos para dar entrada e não tem necessidade das testemunhas irem também, precisa apenas levar os documentos delas especificados acima.

As testemunhas também são padrinhos e uma dica é escolher as mesmas testemunhas tanto para o processo civil quanto processo religioso, pois assim evita que aconteça confusão na hora das assinaturas dos papéis civil e religioso no dia da cerimônia. 

Os nossos queridos padrinhos Paloma e Guilherme serão nossas testemunhas. 

Prontinho, agora é só esperar, e daqui há 30 dias já irei no cartório verificar se os papéis ficaram prontos!! :)




bjss
Tati

12 comentários:

  1. vc só pagou isso 550?? ou depois tem que pagar mais???? rsrs
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani,

      Achou pouco ?? eu achei mt coisa..rss. Foi só isso no cartório sim.. além das autenticações e reconhecimento de firma.. que precisa ser feito, esqueci de mencionar no post até!!
      bjss

      Excluir
  2. Dei entrada no civil no Dia dos Namorados! Só tive que pagar uma taxa de R$153. Dá um friozinho na barriga, né? rs
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly,

      o seu realmente foi muito barato hein!! Que sorte a sua.. todos os cartorios que vi eram mais caro que 500,00.

      Com certeza.. á um frio na barriga por estar tão proximo!! Queria tirar ferias desde já para curtir essa expectativa melhor!! hehee
      bjsss

      Excluir
  3. Que legal querida! Foi lá que eu me casei :-) Bjs pra vcs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim querida!! Foi bem tranquilo dar entrada lá.. e em um mês irei lá ver se já ficou pronto!! Fazer pressão.. hehehe bjss

      Excluir
  4. Que coisa boa!! Sinal de que o casório está batendo na porta!
    Bjkss

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas Tati! :D
    Obrigaduuuuu ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, pensei que ja tivesse dado entrada no civil!! Senão, corre logo!! :)
      bjsss

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...