segunda-feira, 18 de março de 2013

Documentos processo civil e religioso

Muitas são as dúvidas nesse item, eu mesma esqueço sempre o que preciso levar ou não. Como pretendo já ir buscar as nossas certidões de batismo na nossas igrejas, então pesquisei o que mais preciso para dar entrada no processo religioso e também civil.

Mas vocês sabem porque precisamos retirar uma certidão de batismo atualizada ? 

O principal objetivo é verificar que a pessoa não foi casada na igreja católica. Pois na igreja católica o sacramento do matrimônio é indissolúvel, e só se pode casar uma única vez, a menos que um dos cônjuges fique viúvo, quando isso acontece é permitido se casar novamente.

Em todas as igrejas católicas existe o livros de registros onde são anotados os nomes de todas as pessoas que foram batizadas naquela igreja. Ao ser retirada a certidão de batismo, é anotado a data em que foi retirada. Quando a pessoa se casa, a igreja onde se casou envia para a igreja onde foi batizado uma declaração dizendo que a pessoa se casou. Esses dados são anotados ao lado do nome da pessoa no livro de registro, dizendo o nome do cônjuge e data do casamento. Desta forma, se a pessoa vier a se separar e quiser casar novamente na igreja católica, não conseguirá, pois seu nome já vai constar como casada na igreja onde se batizou, assim você não poderá retirar nova certidão de batismo, já que ela é válida somente por 6 meses. Você só pode se casar novamente na igreja católica se seu cônjuge vier a falecer.

A certidão de batismo atualizada é necessária para dar entrada no religioso, e ela tem duração de 6 meses. O processo religioso então pode ser dado entrada a partir desse período, já o processo civil pode ser com 3 meses antes do casamento. 

Vejamos o que diz uma matéria do IG sobre os documentos necessários: 

A primeira coisa a se fazer ao planejar o casamento é marcar o casamento civil. “Ele pode acontecer na festa após a cerimônia religiosa, porém jamais dias depois”, explica Priscila Cunha, da secretaria da tradicional Paróquia São Pedro e São Paulo, em São Paulo.


Segundo Carla Fiani, assessora de comemorações especiais da Wedding&Co, o ideal é ir atrás dos documentos com a maior antecedência possível. “Alguns documentos são complicados, como a certidão de batismo atualizada. Muitos noivos não moram no estado onde foram batizados, então é bom se prevenir contra imprevistos. Já vi muitos casais se atrapalharem com isso”, diz.

Documentos para o casamento civil

Vocês vão precisar de:

  • RG original
  • Certidão de nascimento atualizada
  • Duas testemunhas com RG original

Os noivos também precisam de testemunhas em duas ocasiões: na hora de dar entrada no processo de habilitação e no dia do casamento.

Ao dar entrada, duas pessoas conhecidas portando RG original devem comparecer ao cartório para atestar que vocês não têm impedimentos para se casar. “A segunda é no dia do casamento civil: as testemunhas também são padrinhos e podem ou não serem as mesmas da entrada na habilitação. A escolha é dos noivos”, explica Carla.

Documentos para a igreja

As paróquias pedem a documentação com antecedência. Geralmente, é preciso providenciar um mês antes da data marcada os seguintes documentos:

  • Licença (transferência) de paróquia, necessária quando você não vai se casar na igreja do seu bairro
  • Cópias autenticadas do RG e CPF do casal
  • Cópia de comprovante de residência
  • Certificado do curso de noivos
  • Certidão de batismo dos noivos atualizada
  • Carta do padre e cópia da identificação presbiterial (caso não seja o padre da própria paróquia)
  • Data do casamento civil, nome e número do cartório
  • Declaração do cartório (apenas se o casamento civil for realizado na festa, após a igreja)
  • Ficha de duas testemunhas que constam na ata da celebração e certidão de casamento (não pode ser pai, mãe nem menores de 18 anos). A ficha deve conter os seguintes dados: nome, profissão, idade, RG, estado civil, nacionalidade e endereço completo das testemunhas.

É isso meninas, temos que correr logo para reunir tudo que precisamos!! :)

bjs,
Tati



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...