terça-feira, 28 de maio de 2013

Curso de Noivos [Checked]

Nesse domingo realizamos o curso de noivos na Paróquia dos Sagrados Corações: Rua Conde de Bonfim, 474, Tijuca - Tel: 2268-3118. 

Gostamos tanto que resolvi vir aqui contar para vocês e super recomendar que façam lá. 

Eu sou suspeita para falar, porque sempre gostei de ir à igreja, vou sempre que posso aos domingos à missa, e adoro ir à retiros espirituais católicos, então estava super empolgada com o curso de noivos, até o horário de 08hs às 18hs para mim estava tranquilo, mas para meu noivo o horário era cedo e o tempo que era muito grande... hehehe

Porém logo no meio do curso eu já percebi que ele estava gostando muito, se emocionou como eu também, dava para ver nos olhos dele. Tanto que ele quis até comungar. Fiquei muito feliz com isso. O curso foi ótimo, toda a equipe preparou tudo com muito carinho e nos acolheu muito bem.

Para quem não sabe o curso de noivos é obrigatório para quem deseja se casar na igreja católica, e precisa ser realizado alguns meses antes do casamento. Ele é ministrado pela própria igreja e tem como objetivo falar sobre questões familiares, união, convivência, amor, filhos, valores da igreja e sobre o principal que sustenta a família em um matrimônio que é Deus. Esse curso é de grande importância, pois orienta o casal para que saiba administrar e superar os diversos conflitos que poderão surgir durante a sua vida conjugal.

Eu particularmente sempre achei que esse curso é fundamental para todo casal realizar, até antes mesmo de decidir se casar. 

O dia foi totalmente preenchido com várias palestras, cada uma com um tema, dentre eles, a família, paternidade e maternidade, filhos, eucaristia, rituais da missa. Além disso alguns casais, casados a bastante tempo, deram seu testemunho de vida em família, no final nos separaram em 3 grupos para partilharmos entre os casais de noivos tudo que ouvimos e o que mais nos chamaram atenção das palestras e testemunhos. 

Para mim tudo que foi falado foi muito importante para ouvirmos, mas o que mais me tocou foi relembrar o real significado do casamento, que não são doces, bolo, comidas e bebidas da festa, mas sim a constituição de uma nova família, o nosso amor concretizado perante nosso Deus todo poderoso, pois a partir dai não tem mais volta, estaremos eternamente ligados um ao outro e ambos para Deus. As vezes esquecemos isso, e pensamos somente nas coisas materiais, mas o que precisamos realmente nos preocupar não são com essas coisas mais sim com o essencial aos olhos de Deus. 

Sei que tem muitos casais que se casam na igreja só para satisfazer algum desejo de um parente ou por achar bonito apenas, e não acreditam ou não querem dar valor ao real significado dessa união, tanto que logo se separam. Penso que esses casais deveriam casar apenas no civil e fazer uma festa, pois o casamento religioso é um sacramento da igreja católica. 

O sacramento católico é um ato ritual destinado aos fiéis, para eles receberem a graça de Deus, e destinado também a conferir sacralidade a certos momentos e situações da vida cristã. Eles foram instituídos por Jesus Cristo como "sinais sensíveis e eficazes da graça [...] mediante os quais nos é concedida a vida divina" ou a salvação e foram confiados à Igreja

O matrimônio que é celebrado na Igreja é santificado na indissolubilidade e na fidelidade.


No almoço ganhamos essa florzinha:

 Nós ao final do encontro com nosso certificado e super felizes:

Foi um dia muito especial na presença de casais apaixonados, voluntários especiais e principalmente nosso Deus. 

bjs
Tati

2 comentários:

  1. Eu sou evangélica,e na minha igreja não tem,acho uma pena,pois é mto importante!!

    Tati,eu estou participando de um concurso no face,estou concorrendo a um Topo de Bolo,você poderia entrar nesse link e curtir minha frase,http://www.facebook.com/photo.php?fbid=488432694544610&set=a.438088066245740.105484.438058859581994&type=1&theater&notif_t=like
    meu nome está : Luana Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Olá Luana,

    acabei de curtir!! Boa sorte!!
    bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...