segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Espumante, Prosecco ou Champagne ??




Olá pessoal!! 

essa semana tive que tomar uma difícil decisão... qual champagne comprar ?? Meu noivo estava voltando dos EUA e queria saber qual marca comprar no Free shop. E perguntou logo para mim, a entendida !! rsss.. 
Mas primeiramente, seria champagne, espumante ou prosecco ? sei lá... Qual a diferença mesmo ? 
Bom.. foi aí que comecei a pesquisar, e descobri que existem esses três tipos de espumantes que para mim era tudo igual.. rs
Entendendo a diferença:

Entendendo a diferença:
Obs: Moscatel e Prosecco é o tipo da uva.
Para saber qual espumante adquirir é fundamental definir qual será o tipo de festa.Se for uma celebração bolo/champanhe o ideal é servir um vinho doce/suave. Geralmente são os Moscatel, pois esta uva gera espumantes adocicados.Caso seja uma recepção com jantar os brut são mais recomendados.
Bom, meu noivo no free shop e eu aqui pesquisando.. eu vi que muitas noivas compram espumantes brasileiros, pela questão custo beneficio.. então falei para o noivo comprar um desses, por exemplo o Salton reserve brut, mas eu disse que queria pelo menos 1 Chandon Rosé para tomar no making off!! rsss 
Mas quem disse que o noivo me ouve ?? Ele me perguntou não sei porque... rss.. Acabou comprando 12 garrafas (era o máximo) de Chandon reserve brut!









Espumante: É um tipo de vinho, que passa por uma segunda fermentação, e que faz ter as “bolhinhas” e espumas. Essa fermentação é feita dentro de cubas de aço inoxidável. Em geral, o espumante é produzido a partir das cepas Malbec, Cabernet Franc, Chardonnay, Pinot Blanc, Pinot Noir.
Champanhe: é um tipo de espumante, porém somente pode-se chamar de champanhe a bebida produzida na região de Champagne, na França. A bebida passa por regras rígidas de produção, e são usadas apenas três tipos de uva: pinot noir, pinot meunier e/ou chardonnay. A fermentação é feita dentro da própria garrafa, isso é um dos motivos também de ser mais caro.
Prosecco: também é um tipo de espumante, porém este é produzido na Itália, com um único tipo de uva, de mesmo nome, originária do Vêneto.
Pensando eu que já tinha terminado a escolha... não!! tinha que escolher o tipo do espumante também..  Geralmente encontra-se três tipos de espumantes no mercado:
Brut - são os secos, sem nenhuma adição de açúcarDemi - sec = semi - secos.  Doce/ suave  - (dispensa comentários né?).


Mas o que importa é o que você gostar mais... tem que provar e escolher!!

Então foi assim nossa decisão... ou melhor do noivo né!! :)
Abaixo algumas dicas:
* Deve ser servido na temperatura em torno de 7°.
* Acompanha todos os tipos de pratos, a qualquer hora do dia.
* Espumante em geral é um vinho jovem.
* Pode ser branco, tinto ou rosé, sendo que o Rosé está “na moda” ultimamente.
Cálculo para casamento:
Uma garrafa de espumante serve 3 pessoas. Essa estimativa deve ser seguida mesmo em festas cujos convidados não bebam álcool expressivamente, pois muitos curiosos aceitarão a bebida só para experimentar ou simplesmente para fazer um brinde ao casal. Seguindo esse cálculo, as chances de faltar bebida são mínimas, mas… e se sobrar? Bem, para evitar que isso aconteça, a dica é consignar entre 30 e 50% da quantidade calculada.
É bom também conversar com o pessoal do buffet e cerimonialista, eles são profissionais com anos de experiência e saberão te ajudar a calcular a quantidade ideal.. 
Lembre se que num casamento, por mais que a comida esteja uma delicia, o DJ bombando.. a bebida é uma das coisas fundamentais para deixar todos animados dançando na pista !! :)
Então vamos curtir... e tim tim!! 



2 comentários:

  1. Oii Tatty!
    Chandon sem dúvidas é o MELHOR!!!!
    Vc sabe a quantidade de garrafas que tem que comprar? Sua festa será pra quantos convidados?
    Eu estou pra comprar o prosecco, mas esqueci de perguntar a quantidade lá na Mansão Rosa!
    Se souber, me avisa!

    Também adorei seu blog!
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  2. Oiii Renata,
    a quantidade exata não sei realmente, mas pesquisando vi que o calculo é uma garrafa para cada 3 convidados. Minha festa é para 150 convidados então deveria comprar 50 garrafas, mas isso depende muito do perfil dos seus convidados também e além disso, se terá outras bebidas, podendo então diminuir a qtd de champagne.

    Eu irei na reunião na mansão rosa essa semana.. .vou perguntar isso tb!! ;)

    bjsss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...